Valores do Desporto
Valores do Desporto*
Performance e realização: o desempenho deve ser sempre associado ao esforço utilizado para a concretização dos objetivos.
Cumprimento de Regras: o desempenho é meritório se efetuado no cumprimento das regras.
Igualdade de oportunidades: todos sem exceção têm acesso à prática desportiva, usufruindo nesta dos mesmos direitos e dos mesmos deveres. As condições de prática (e competição) devem também ser as mesmas para os diferentes praticantes, não devendo haver benefício prévio de uns sobre os outros.
Respeito: necessidade de manifestação de tolerância e aceitação em relação a todos os envolvidos no desporto e fora dele.
Saúde: a prática desportiva e os comportamentos a ela associados nunca devem colocar em causa a saúde e o bem-estar dos praticantes e seus companheiros/adversários.
Satisfação pelo esforço: desenvolvimento de habilidades físicas e mentais através do permanente desafio a si próprio e aos outros.
Fair-play: desenvolvimento do fair-play nas diferentes dimensões da vida através da aprendizagem deste no contexto desportivo.
Respeito pelos outros: desenvolvimento da tolerância relativamente à diferença e à diversidade.
Busca pela excelência: desenvolvimento de cultura de excelência associada ao bem-fazer.
Equilíbrio entre corpo, mente e espírito: promoção de competências intelectuais e éticas através do desenvolvimento da literacia motora.
*fonte: Ética no Desporto - Linhas Orientadoras para Treinadores, Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano (iLIDH)